sábado, 16 de janeiro de 2010

PENSE MAGRO - DIA TRÊS



SENTE-SE PARA COMER

A autora de Pense Magro: a dieta definitiva de Beck diz que:

  • Preciso prestar atenção no que estou comendo  para não me enganar dizendo que quero mais  qdo estiver terminado de comer o que poderia.
  • Pelo fatode ter diminuído a quantidade de alimentos consumidos, é omkportante espalhá-los  à sua frente para que você fique visualmente mais satisfeito. Quanto menos alimentos eu visualizar, mais privação irá sentir.
  • Sentir o gosto, mstigar e engolir alimentos me dá um certo grau de satisfação, mas também preciso estar visualmente satisfeito. É mecessário extrair o máximo de cada pedaço de alimento, diz Judith.
No livro Beck ressalta alguns pensamentos  sabotadores para não sentar. Me identifiquei muito com esse que transcrevo abaixo:
PENSAMENTO SABOTADOR: Eu não tenho tempo de sentar para comer!  PENSAMENTO ADAPTATIVO: Sentar não éopcional. Terei que reorganizar meus horários para ter tempo. Isso é fundamental para controlar oq ue e quanto eu como!!!!
 Comprometo-me a sentar todas as vezes que eu tiver vontade de comer. Ler o cartão de enfrentamento duas vezes por dia (antes do almoço e por volta das 16 horas - horário que a ansiedade ataca com mais frequência).
Criei um cartão de enfrentamento para me incentivar a sentar sempre que comer.



CARTÃO DE ENFRENTAMENTO : SENTAR-SE PARA COMER
Preciso sentar todas as vezes que for comer qualquer coisa para:
  • TOMAR CONSCIÊNCIA DAS CALORIAS DE TUDO OQ UE PONHO NA BOCA. Reconheço que todas as calorias contam, mas, no momento em que eu estou comendo, na verdade, acabo racionalizando o que estou fazendo;
  • Sentir-me satisfeita pelo fato de ter diminuido a quantidade de alimentos consimidos, é importante espalhá-los à minha frete para que eu fique visualmente mais satisfeita.
Sentar não é opcional. Preciso organizr meus horários para ter tempo. Isso é fundamental para controlar o que e quanto eu como.

9 comentários:

Ju emagrecendo disse...

Oi Déia! Obrigada pela tua visita. Que legal que estamos seguindo o mesmo caminho. Estou um dia atrás, mas vamos que vamos, né? Tá difícil ainda lembrar de ler as razões para emagrecer... Tenho que me esforçar mais.

bjs e aparece sempe

Andrea Hulewicz disse...

Oi Déia!!!
Eu vou estudar para o concurso de professor do Estado vamos ver no que vai dar né?
Hmmm que bacana q vc está lendo esse livro, todos falam q é muito bom, vc conhece a Vania San? Ela tb está lendo e postandp sobre ele no blog dela!!!
Bjus e bom domingo!!!

Lili disse...

Oi comecei hoje mas conto com a ajuda de vcs. Também vou seguir os exercícios.

TC disse...

Oi Deia!

Adorei estas dicas! Comer pausadamente e com atenção ao que metemos na boca é mesmo muito importante. Gostei das dicas! :)

Feliz 2010 para você!

bjnh***

Pri - de Lacinho disse...

Oi amiga,
há quanto tempo!
Seu blog está super fofo, ficou lindo!
Boa sorte com as dicas aí do livro, e que vc tenha um ano de 2010 maravilhoso!!!
bjosss

Débora disse...

Oi Deia!
Vim aqui conhecer o seu blog! Eu tbém estou no desafio "Pense Magro! e estou adorando!!!
Beijinhos e tenha uma ótima semana...

Anônimo disse...

Estou gostando bastante do livro, está me ajudando a "mudar" o roteiro quando tudo parece dar errado...

beijão

disse...

Oi, Márcia!
Que bom que qdo a gte entra em alguma coisa com empolgação, logo encontramos pessoas que estão vibrando na mesma sintonia que a gte! Assim dá pra trocar idéias, fazer amizades e apoiar umas as outras!
Conta comigo!
Bjão!

Aline disse...

É isso ai amiga!!!! Vamos correr atrás dos nossos objetivos juntas! Continue firme!

Beijos (o blog está muito fofo)

Meus selinhos