sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PENSE MAGRO - início do livro



Os primeiros quatro capítulos explicam sobre a Terapia Cognitiva e os seus principios usados neste livro.
Do que li e diga -se de passagem me chamou a atenção foram os itens abaixo:

Para emagrecer e não voltar a engordar é importante:

  • Precisamos escolher uma dieta nutritiva;
  • Arrumar tempo e energia para fazer a dieta;
  • Planejar o que e quando comer;
  • Procurar apoio;
  • Lidar com a decepção;
  • VER O ATO DE COMER EXAGERADAMENTE com um problema temporário que você pode resolver;
  • Saber lidar com a fome e do desejo incotrolável de comer;
  • Eliminar o ato de comer pelo fator emocional;
  • Elogiar a si mesmo.
Apenas devemos fazer o necessário, um dia de cada vez!!! A dieta definitiva de Beck tem por objetivo me levar a um processo de mudar meus pensamentos sabotadores (que fazem eu me afastar da dieta) para pensamentos adaptativos (que o conduzirão ao sucesso).

Os pensamentos sabotadores incentivam -me a comer, minam minha autoconfiança, aumentam o meu nível geral de estresse e de quebra (srsrs) autorizam eu a desconsiderar os conselhos do livro. Identificando os estímulos que provocam os pensamentos sabodatores e o que levam a comer de maneira inadequada, eu posso minimizar minha exposição a eles ou mudar a forma de enfrentá-los.

Além da fome existem outras sensações que preciso conhecer para tomar decisões certas sobre a alimentação.
Fome: Você experimenta uma sensação de vazio no estômago que frequentemente é acompanhada de ruídos.
Sede: você esperiementa uma sensação de secura na boca que o impele a tomar líquidos.
Desejo: você quer comer porque está influenciado por outros estímulos, mesmo que tenha recém comido.
Desejo Incontrolável: você sente a urgência de comer um tipo específico de alimento, acompanhada de tensão e uma sensaçõa desagradavel na boca, na garganta ou no corpo.

POR ISSO PRECISO APRENDER A DIFERENCIAR A FOME DA VONTADE DE COMER!

Quando eu conseguir identificar os gatilhos que me levam a comer "automaticamente", ficará mais fácil de fazer minha R.A. emagrecer e não engordar mais mantendo o peso.

Nenhum comentário:

Meus selinhos