domingo, 5 de julho de 2009

Domingo chegou !!!!!


Domingo é um dia especial para mim. É o dia que estou em casa, me dedico a minha família e geralmente vou a igreja. Hoje além de tudo isso também é um dia de reflexão sobre como as minhas ações estão interferindo na minha necessidade de emagrecer, se falar que é um desejo muito grande.
Refletindo sobre isto, observo que não consegui fazer nada do que me propus com eficácia. Não consigo me organizar.
Tenho muitas dificuldades para levantar mais cedo ou de ficar até muito mais tarde acordada, isso significa que não consgio preparar e arrumar minhas refeições e lanches para o decorer do dia fora de casa. Venho me sentindo muito cansada, o médico disse que é devido a tiroíde, falando nisso preciso sair daqui a pouco para comprar este remédio. Ele trocou a medicação e aumentou a dose por dia de 25mg para 100 mg do T4. Espero que eu consiga vencer esse excesso de sono, é uma letargia e uma indisposição pra tudo que vcs não fazem ideia.
Com isso entro na loucura da minha rotina entre as duas escolas e duas turmas tão distintas nas suas características como é uma 1ª série e 4ª série.
Mas vou continuar tentando. Apesar de eu achar que quase tudo foi um fracasso, tem pelo menos a vantagem de estar conseguindo na maioria das vezes procurar um almoço de verdade ao invés de lanches e na hora que dá o pico de ansiedade tenho tentado reduzir o chocolate e trocado por outros de menor calorias, uma vez que quando me afundo nele (o chocolate), muitas vezes acabo comendo uma barra de 180grs. sozinha.
Por isso estava procurando informações e encontrei este artigo num site de nutrição na web. Ele foi escrito pela nutricionista :Nutricionista Cristiane Mara Cedra .

COMO SUBSTITUIR O DOCE NA HORA DA GANA?


Essa pergunta, quem me fez, foi uma amiga muito especial. Na hora do desejo incontrolável pelo doce nós costumamos perder o controle e simplesmente nos deliciarmos com o doce mais próximo. Mas por quê acontece isso?
Primeiro devemos entender o que acontece no nosso organismo quando ele pede enlouquecidamente o doce. O doce é visto pelo nosso organismo como uma droga. Ele se liga nos nossos receptores de prazer assim como qualquer outra droga. Por isso quando tentamos diminuir o consumo da quantidade de doces torna-se tão difícil. Entramos em síndrome de abstinência. O corpo acaba pedindo aquela substância que causa aquela sensação tão maravilhosa.
Se o nosso objetivo é emagrecer ou controlar o consumo de doces precisamos primeiro reconhecer em que momento esse doce está sempre presente. Será que é no final da tarde? Ou depois das refeições? Ou quando está muito cansada? Etc… Se reconhecermos o que esse doce vem recompensar fica bem mais fácil ficar sem ele. Se esse doce é o prazer e a diversão do dia você tem que pensar o que você faz por você nesse dia? Será que o seu dia é apenas trabalho/estudo + casa + comida + cama ? Se essa for a sua rotina a comida e principalmente o doce passa ser a sua única forma de prazer. Então todos os dias você fica dependente de ter esse momento de relaxamento para liberar um pouquinho do estresse do dia a dia. Mas se nós mudarmos a nossa rotina não ficaremos tão dependente desse doce assim. Tente praticar uma atividade física, com ela libera hormônios de bem estar, assim como o do chocolate e fará você se sentir melhor e não depender tanto desse doce.
Agora se esse doce é a sua companhia, naquele momento que você está sozinha, ou vendo uma TV, ou pensando em decisões importantes aí esse doce passa a ser um sentimento. Muitas vezes esse doce significa algo que nem sabemos. Nesse caso é necessário o apoio de um psicólogo para conseguir distinguir o sentimento do alimento. Ou mesmo procurar aquilo que lhe falta. Marque de encontrar bons amigos depois do trabalho para relaxar um pouquinho. Isso irá ajuda-la também.
Quando temos um desejo de doces no fim da tarde, tem muitos estudos científicos que comprovam que esse doce tem relação com algum fungo/bactérias que temos no organismo, como a candidíase. Fungos e bactérias alimentam-se de açúcares e por isso nós buscamos esse doce. Quem tem candidíase de repetição (corrimento) é melhor buscar um tratamento com uma nutricionista funcional. Ela irá ajudá-la a limpar o seu organismo e eliminar de uma vez esses hospedeiros.
Mas independente disso tudo o doce é sim saboroso o que faz sermos dependente dele. Basta termos um auto-controle das quantidades que não fará mal a nossa saúde. Abaixo darei umas dicas do que podemos fazer na hora de “matarmos” a vontade de doces:


1- Escolha doces de frutas como banana cozida com canela, doces em calda feitos da própria fruta em casa, doce de abóbora, etc .


2-Quando fizer uma receita de doce substitua os ingredientes pela versão light. Isso ajudará no final da preparação ter uma quantidade menor de gordura e conseqüentemente de calorias;


3- Nas receitas de bolo substitua o óleo por suco de fruta. Por exemplo, o bolo de cenoura feito com suco de laranja no lugar do óleo. Também podemos optar pelo iogurte desnatado que deixará o bolo fofinho e saboroso;


4- Os chocolates prefira os ricos em cacau. Quanto mais cacau tiver melhor será. O cacau tem um efeito antioxidante no organismo (limpeza) e ainda ajuda a controlar a gorduras ruins como o LDL (colesterol ruim). Nós também temos opções de chocolates de soja que ajuda a ter uma gordura vegetal o que melhora a qualidade do alimento;


5- Sempre que as receitas utilizarem chocolate em pó coloque cacau em pó na metade da quantidade estipulada. O achocolatado tem adição de açúcares e gorduras, já o cacau em pó tem os benefícios do cacau, sem ter essas adições que levará ao ganho de peso;


6- Frutas secas como tâmara, damasco seco, figos seco, etc saciam a vontade de doces e colaboram com nosso objetivo;


A partir de hoje você pode mudar a qualidade do seu doce e depois de se acostumar comece a diminuir as quantidades. Tenho certeza que você conseguirá um excelente resultado!

Um comentário:

Muriel disse...

Oi, Taí meu problema. O danado do D O C E ......
fICO MUITO LOUCA SE EU NAÕ COMER DOCES DEPOIS DO ALOMOÇO. O que será isso??????
Tó tentanto deixar, não não estou tentando nada, na verdade nem me esforço. Pronto falei... Saiu a verdade pura ..... Não consigo ....... Não tentu....... Já encarando o fato é um bom começo. Vamu que vamu.. Tbm não vou ficar frustada por causa disso..... Desistir de mim não vou.....
Vc tbm já tá dando os primeiros passos, deixando de comer lanche e comer comida de verdade. É assim aos poucos vamos achando o caminho ...... Bjos.... Bai ..... Aproveite o restinho de domingo ........

Meus selinhos