quinta-feira, 23 de julho de 2009

XÔ DEPRESSÃO!!!!!



Encontrei este artigo no site da Revista Ana Maria sobre a depressão.Vale a pena pensar nas sugestões abaixo.

Aquela tristeza que vira sua companheira constante por mais de seis meses pode ceder espaço para a depressão - a segunda doença mais comum nos ambulatórios de psiquiatria de todo o país (superada apenas pela ansiedade). Além do fator hereditário, o estresse, as preocupações, as pressões e os problemas financeiros contribuem para levar as pessoas lá para o fundo do poço. Já que nem sempre é possível evitar as chateações, que tal tomar atitudes para driblar a crise?


Caminhe ao sol "Andar por 30 minutos relaxa o corpo e tranqüiliza a mente”, garante Fernando Torres, médico fisiologista de São Paulo. Sob o sol, o exercício torna-se ainda mais eficiente, pois os raios estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que faz você se sentir bem-humorada, segura e menos ansiosa. Como toda atividade aeróbica, a caminhada ainda libera adrenalina e endorfina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Elas atuam no cérebro de forma semelhante à das drogas antidepressivas. Detalhe: você ainda cuida da saúde e da boa forma!


Fique de olho no gato ou no cachorro Impossível não se sentir feliz ao chegar em casa e ser recebida com a maior festa pelo seu bichinho de estimação. “O animal acaba com a solidão, sensação quase sempre seguida de melancolia e que pode surgir mesmo quando estamos rodeadas de muitas pessoas”, diz a psicoterapeuta Sônia Knopf, de São Paulo. Então, se você é sujeita a crises de tristeza, adote um animal de estimação. Aposte em boas cores Segundo a cromoterapia, vestir vermelho, laranja ou amarelo são cores alegres, que espantam a tristeza. Tons frios como azul, rosa, lilás, marrom e verde acentuam o desânimo.

Ajuda que vem do jardim As essências florais transmitem vibrações que reequilibram as emoções e ajudam a acabar com a melancolia. Quando a depressão bater, encomende em uma farmácia de manipulação um floral antitristeza. Entre as 72 essências florais de Saint, algumas podem livrá-la do desânimo. “A combinação dos florais bom-dia e embaúba é ótima para quem anda com dificuldade para sair da cama, por exemplo. Tome 6 gotinhas a cada duas horas, durante dois dias”, diz a terapeuta Neide Margonari, de São Paulo. “O floral gerânio combate a depressão e a ansiedade. Gloxínia trabalha a baixa auto-estima e abricó é indicado para quem carrega um sentimento de solidão”, diz. Ter flores em casa também afasta a tristeza, porque proporcionam sensação de bem-estar e felicidade.

Coloque peixe no prato Estudos confirmam que quem inclui peixes e frutos do mar no cardápio diário previne a depressão. Isso por causa do Ômega 3, uma gordura saudável presente no salmão, na truta, no bacalhau, no atum e na sardinha. Os peixes, de um modo geral, também são ricos em zinco e selênio, minerais importantes para dar um chega pra lá na depressão. E, o melhor, sem ameaçar as suas curvas.

Prepare uma poção mágica Os perfumes também são capazes de estimular o bem-estar. Eles chegam ao sistema límbico, no cérebro, onde ficam registradas as lembranças, evocando, assim, sensações agradáveis, capazes de alterar o humor. Por isso, tire partido dos óleos essenciais, criando seu próprio perfume antimelancolia. “A mistura de três ou quatro óleos essenciais chama-se blend na aromaterapia”, ensina Sâmia Maluf, psicóloga e aromaterapeuta. “Você pode usar como perfume pessoal ou adicioná-lo a cremes, loções para o corpo e aromatizadores para a casa. Vale até pingar gotinhas nas roupas de cama”. Ela sugere uma receitinha de blend contra a depressão: 4 gotas de bergamota, 1 gota de gerânio e 2 gotas de lavanda.

4 comentários:

Boule de Savon disse...

Essas são dicas que fazem a diferença né? Ás vezes ñ damos o devido cuidado/atenção a uma tristezA permanente. Sempre buscar o auto conhecimento! :D

Gabi... disse...

Oi Deia, gostei das dicas, mas acho que isso vai de pessoa pra pessoa mesmo, exitem pessoas que não tem motivo para depressão é estão sempre nela, outras que tem motivos pra depressão mas sempre dão a volta por cima.. Beijos depois me faz uma visitinha! t+

Crizzz disse...

Deia,
Dependendo do que estou passando emocionalmente e referente ao meus problemas de saúde eu entro em deprê, mas consigo sair logo, tenho remedios para tomar, mas eu só uso quando estou muito mal.
Muito bom esse texto.

Iara De Dupont disse...

Oi, adorei o post! Se puder me visitar o endereço é http://sindromemm.blogspot.com
Valeu!

Meus selinhos