
Turbine seu chá verde com quatro ervas e emargreça mais rápido! Foi a reportagem que me chamou a atenção na banca de jornal da Revista Viva Mais de 19/12/08, edição 481.
Não tenho o hábito de ler esta revista, mas tudo que se fala do chá verde me chama a atenção, então eu comprei, lí e achei interessante. A reportagem foi baseada num livro chamado
100 Chás e seus Benefícios Medicinais do químico e fitologista Loo Franco.
Vou fazer no mês de janeiro o Mix de Ervas naturais propposto pela reportagem e ver no que dá. Uma coisa eu tenho certeza o sabor do chá verde ficará mais agradavél.
DETALHES IMPORTANTES:
1 . Tome de três a quatro xícaras de chá por dia ? menos que isso, não traz resultados. E mais de quatro pode render irritação no estômago.
2. Como o teor de cafeína da bebida é alto, ingeri-la antes de ir para a cama pode lhe tirar o sono... Se não quiser correr o risco de passar a noite em claro, evite-a pelo menos quatro horas antes de deitar.
3. Não faça o chá em grande quantidade ? nem puro nem misturado aos outros ingredientes. Isso porque, depois de 12 horas, os princípios ativos dos alimentos, inclusive o da erva, se perdem por completo.
4. Só compre o produto em locais que garantam sua procedência. Prefira adquiri-lo em lojas especializadas, com farmacêutico responsável para orientá-la. Pode ser um pouco mais caro, mas sua eficácia é comprovada!
5. Se sua intenção for a de perder peso, dê adeus ao açúcar para quebrar o amargor do chá. Se mesmo misturado a frutas, hortelã ou gengibre o sabor continuar superincômodo ao seu paladar, prefira adoçante ou mel.
Atenção!
·Por ter um alto teor de cafeína, o chá verde não é indicado para quem tem problemas de úlcera, gastrite e outras alterações no estômago.
·Pessoas com dificuldade para dormir precisam evitar o uso ou suspendê-lo à noite.
·Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também devem esquecer a bebida.
·Hipertensos ou cardíacos têm de consultar um médico para saber se estão liberados para ingerir o líquido.
Associação de ervas
Mais um segredo para potencializar a ação do chá verde no organismo: misturá-lo a outras ervas. Além de deixá-lo mais poderoso, essa combinação muda seu sabor, tornando-o bem mais agradável...
10 g de chá verde
10 g de porangaba
10 g de carqueja
10 g de hibisco
10 g de centella
Ferva 1 litro de água,desligue o fogo. Pegue um punhado (o equivalente a uma mão cheia) da mistura dessas ervas e adicione -as a água . Deixe a infusão descansar por 15 minutos abafada. Para amenizar o sabor forte das ervas, experimente, ainda, colocar algumas folhas de hortelã ou lascas de gengibre. Depois, coe tudo e beba o chá ainda quente ou morno. Se quiser adoçar, não use açúcar.
As ervas e seus benefícios
Porangaba(cordia salicifolia)- auxilia na perda de peso agindo inclusive na gordura localizada. Também estimula o sistema circulátorio e é diurética.
Carqueja (baccharis genisteloides)- é altamente diurética. Estimula as funções estomacais, facilita a digestão e é eficaz na diminuição de gordura no sangue. Inibe ainda a absorção de açúcares no intestino.
Centella (centella asiática)- Calmanete, melhora a fadiga mental. É diurética e auxilia na eliminação de água das células gordurosas.
Hibisco(Fucus sabidariffa)- ajuda na redução de gordura, regulariza o intestino e elimina a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento.
Chá Verde (camellia sinensis) - queima a gordura, pois estimula a quebra dessas moléculas e facilita a sua eliminação. Ainda acelera o metabolismo, desintoxica o organismo e facilita a digestão.
Fonte: site www.vivamais.com.br e a revista Viva Mais de 19/12/2008.