terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Evitando as recaídas

 Este artigo estava no site Cyber Diet, tenho pensado se vale a pena me inscrever no programa e ver no que vai dar, mas ainda não sei. Alguém já usou?

Independente de qualquer coisa as dicas são legais.

Evitando as recaídas


Ao iniciar um programa de reeducação alimentar geralmente espera-se que a perda de peso se dê de maneira uniforme e não é raro ver pacientes desapontados quando o progresso não ocorre de acordo com o previsto
 
Momentos de recaída, em que parte do peso perdido é recuperado, são sentidos como fracasso e tendem a desencorajar o paciente a seguir em frente. Para que não se desista de atingir o objetivo do emagrecimento, deve-se buscar compreender os motivos pelos quais as recaídas ocorrem e, sempre que possível, elaborar estratégias para evitá-las.
Nos momentos em que o indivíduo consegue seguir o programa de reeducação alimentar, ele tende a experimentar uma sensação de auto-controle. Esta sensação irá persistir até que ele encontre uma situação de risco, que ameace sua capacidade de comandar o próprio comportamento.
 
Estudos apontam que entre as principais situações de alto-risco estão os estados afetivos positivos (momentos de alegria e excitação que ocorrem em situações sociais, como festas e reuniões informais) e estados afetivos negativos (momentos de tédio, tristeza e angústia). Quando confrontado com situações de risco, o indivíduo muitas vezes sente-se impotente e chega a pensar que não tem força de vontade para resistir às tentações e que está fadado a ser obeso por toda a vida.
“A peça chave é a realização de uma análise do próprio comportamento”
Ao invés de cultivar sentimentos de menos-valia é importante que a pessoa reconheça que os momentos de fraqueza nem sempre são conseqüência da falta de força de vontade, mas sim de falta de estratégias para enfrentar situações de alto-risco.
Para adotar uma estratégia que previna a recaída, deve-se analisar a relação entre um comportamento específico (ex: fazer bolo de chocolate para as visitas) e uma conseqüência indesejada (ex: devorar sozinho o bolo de chocolate). Esta análise permite que se perceba onde a falha se encontra e possibilita que se elabore uma estratégia de ação para lidar com ela (ex: na próxima vez, a pessoa pode vir a oferecer alimentos menos calóricos às visitas, para não comprometer seu plano alimentar).
Como se percebe, a peça chave é a realização de uma análise do próprio comportamento que pode ser feita individualmente, mas é certamente facilitada pelo trabalho de um psicólogo.
Culpar a si mesmo pela incapacidade de seguir o plano alimentar gera sentimentos negativos que nada contribuem para a manutenção dos hábitos desejados. Refletir sobre os motivos da recaída possibilita que se aprenda com os próprios erros e que se maximize as chances de acerto futuro.

Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043
Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar
com enfoque em obesidade.
               

19 comentários:

Nathália NaRa disse...

Oie!
Que ótima reportagem! Eu já havia ouvido falar do cyber diet, mas não conheço ninguém que tenha feito.
Vc pode começar sozinha, analisando os momentos em que as recaídas ocorrem... mas facilita muito ter o acompanhamento profissional, de um psicólogo. Vc já pensou nisso? Me ajudou bastante...
E o pense magro, vc está fazendo? Eu copiei os cartões de enfrentamneto, vou levá-los comigo... E estou fazendo mais alguns, quer estar preparada! Estou numa fase meio de desânimo em relação à dieta, pois demoro mais para emagrecer, além da ansiedade por conta do emprego (que ainda não sei como será, estou me comendo por dentro)... Espero que o pense magro me ajude a passar por tudo isso...
Beijos e boa semana!

Ana disse...

oi moça! eu nao fiz não, estou indo numa nutricionista, academia, mas a compulsão é complicada, mas estou tentando controlar a mente mesmo. VC ja foi numa nutricionista? Recaidas tive essas semanas, tento me controlar e por ai va...

mas vamos q vamos ne! bjsssssssss

Andrea Hulewicz disse...

Oi Deia, verdade, Mágico de Oz seria incrivel, pq será q ninguém pensou nisso ainda? Rsrsrs

O site eu conheço, mas não cinheço ninguém q tenha feito, o apoio deles parece bom, mas a pessoa tem q ser disciplinada ao meu ver, se vc acha q irá se sentir bem e seguir à risca!

O texto veio a calhar com o meu momento pq é assim q me sinto depois de ontem, mas vai passar =D Bjus e boa quarta!!!

Candy disse...

Já usei sim. É legal. eles mandam cardápios com receitas e tal. é uma ótima ferramenta!!

Mariana disse...

Oi vim conhecer seu cantinho e vou te seguir tá.
Òtima essa reportagem.
Bjusssssss

Priscila disse...

Eu sempre entro no site deles para conferir as reportagens. O apoio deles parece beem interessante.

beijos

Dricka disse...

Passando pra deixar um beijo. Eu tava sumida, mas agora to na área. Beijos!

disse...

DÉIA, MUITO BOA ESTA REPORTAGEM! É DITO E FEITO O QUE ACONTECE! VC SE JULGA UMA PULGA, PQ NÃO CONSEGUE SEGUIR A RA E RESISTIR NAS OCASIÕES DE RISCO, MAS NUNCA ELABRORA UM PLANO DE AÇÃO!
BOA! MUITO BOA!
BJÃO!

Professora Suzeti disse...

Olá Deia!
Olhe em relação ao Cyber Diet ele tem me ajudado muito, viu? Como vc está com essa determinação, acho que vale a pena... Espero que atinja seus objetivos. Passe no meu blog www.emagrecere.blogspot.com (Diário da Su, e apanhe um selinho de presente. Além de podermos trocar informações, podemos até nos ajudar.
Grande beijo. Suzeti.

disse...

Flor, tem selinho pra vc lá no blog... passa lá!
Bjão e ótima semana!

Dri disse...

Oi querida, nunca tinha ouvido falar, mas parece legal, toda boa ferramenta é válida. Bjo.

Muriel disse...

Oi,lindinha...
Passando rapidinho pra te desejar um execelente dia...
Estou organizando meus favoritos.
Passe no meu cantinho e deixe um recadinho..
Pra eu poder colocá-la nos meus favoritos...
Assim não perco o contato com vc...
Bjus.....
Com carinho Muriel

Naoacomodar.zip.net disse...

Olá primeiramente parabens... venho pidir sua ajuda para divulgação www.naoacomodar.zip.net um blog contando o meu dia a dia o que como e como perdi 42kg em 5 meses...sou homem e falta blogs de homens... entao resolvi fazer...espero e preciso de sua ajuda..bjao

webflow21 disse...

Olá, coloque este botão de postagem aleatória no seu blog e faça seus leitores ficarem por mais tempo.

http://dicadedica.blogspot.com/2010/03/botao-postagem-aleatoria-e-flutuante.html

Anônimo disse...

Adorei o cartão de enfrentamento da fome!

vou usar!

beijos

Priscila disse...

Todo mundo é assim.. fica frustrado quando não emagrece a quantidade esperada. O que a gente esquece é que se afogando na comida o problema só aumenta e os quilos tb.

Feliz Pascoa

bjs

Léia - Emagrecendo com o Pense Magro disse...

Oi,

estou começando meu blog hoje e vim te conhecer: parabéns pelos quilos eliminados!

também leio o pense magro!

abs

Anônimo disse...

Oi amiga,

estou voltando pra valer: vou tentar denovo seguir o livro "Pense Magro" para ver se "engato" no processo de emagrecimento de uma vez por todas!

conto com seu apoio!

beijos

Tereza Amaral disse...

Oi Andrea!

Estou começando a luta! Vamos juntas no apoio e incentivo, não desita!
Tô se seguindo e me siga tb ok?



Beijos
Tereza

Meus selinhos