
No caso dos pães, há mais fibras e menos gordura do que nos biscoitos, embora o número de calorias seja maior. Outra vantagem dos pães: a sensação de saciedade é maior do que a sentida ao comer os biscoitos.
Fonte: Agência Estado
Aquela tristeza que vira sua companheira constante por mais de seis meses pode ceder espaço para a depressão - a segunda doença mais comum nos ambulatórios de psiquiatria de todo o país (superada apenas pela ansiedade). Além do fator hereditário, o estresse, as preocupações, as pressões e os problemas financeiros contribuem para levar as pessoas lá para o fundo do poço. Já que nem sempre é possível evitar as chateações, que tal tomar atitudes para driblar a crise?
Caminhe ao sol "Andar por 30 minutos relaxa o corpo e tranqüiliza a mente”, garante Fernando Torres, médico fisiologista de São Paulo. Sob o sol, o exercício torna-se ainda mais eficiente, pois os raios estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que faz você se sentir bem-humorada, segura e menos ansiosa. Como toda atividade aeróbica, a caminhada ainda libera adrenalina e endorfina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Elas atuam no cérebro de forma semelhante à das drogas antidepressivas. Detalhe: você ainda cuida da saúde e da boa forma!
Fique de olho no gato ou no cachorro Impossível não se sentir feliz ao chegar em casa e ser recebida com a maior festa pelo seu bichinho de estimação. “O animal acaba com a solidão, sensação quase sempre seguida de melancolia e que pode surgir mesmo quando estamos rodeadas de muitas pessoas”, diz a psicoterapeuta Sônia Knopf, de São Paulo. Então, se você é sujeita a crises de tristeza, adote um animal de estimação. Aposte em boas cores Segundo a cromoterapia, vestir vermelho, laranja ou amarelo são cores alegres, que espantam a tristeza. Tons frios como azul, rosa, lilás, marrom e verde acentuam o desânimo.
Ajuda que vem do jardim As essências florais transmitem vibrações que reequilibram as emoções e ajudam a acabar com a melancolia. Quando a depressão bater, encomende em uma farmácia de manipulação um floral antitristeza. Entre as 72 essências florais de Saint, algumas podem livrá-la do desânimo. “A combinação dos florais bom-dia e embaúba é ótima para quem anda com dificuldade para sair da cama, por exemplo. Tome 6 gotinhas a cada duas horas, durante dois dias”, diz a terapeuta Neide Margonari, de São Paulo. “O floral gerânio combate a depressão e a ansiedade. Gloxínia trabalha a baixa auto-estima e abricó é indicado para quem carrega um sentimento de solidão”, diz. Ter flores em casa também afasta a tristeza, porque proporcionam sensação de bem-estar e felicidade.
Coloque peixe no prato Estudos confirmam que quem inclui peixes e frutos do mar no cardápio diário previne a depressão. Isso por causa do Ômega 3, uma gordura saudável presente no salmão, na truta, no bacalhau, no atum e na sardinha. Os peixes, de um modo geral, também são ricos em zinco e selênio, minerais importantes para dar um chega pra lá na depressão. E, o melhor, sem ameaçar as suas curvas.
Prepare uma poção mágica Os perfumes também são capazes de estimular o bem-estar. Eles chegam ao sistema límbico, no cérebro, onde ficam registradas as lembranças, evocando, assim, sensações agradáveis, capazes de alterar o humor. Por isso, tire partido dos óleos essenciais, criando seu próprio perfume antimelancolia. “A mistura de três ou quatro óleos essenciais chama-se blend na aromaterapia”, ensina Sâmia Maluf, psicóloga e aromaterapeuta. “Você pode usar como perfume pessoal ou adicioná-lo a cremes, loções para o corpo e aromatizadores para a casa. Vale até pingar gotinhas nas roupas de cama”. Ela sugere uma receitinha de blend contra a depressão: 4 gotas de bergamota, 1 gota de gerânio e 2 gotas de lavanda.
Também pretendo levantar cedo para fazer caminhada por perto já que foi impossível frequentar a academia .
Para tentar relaxar devorei o último livro da Stephenie Meyer: Amanhecer. Ela foi surpreendente no seu desfecho.
Preciso trabalhar agora, terminar papeladas da escola que ainda não estou de férias para entregar no conselho de classe que será amanhã.
Mas de qualquer forma estou tentando ajeitar minha agenda pra poder fazer todas as coisas que preciso para emagrecer:
Hoje não tive o melhor cardápio de reeducação alimentar, ainda sob pressão da maledita menstruação comi 1 pedaço de chocolate, não posso negar que foi muito bom e bem menor do que eu comia em outros momentos. Meu almoço foi um carne, salada, arroz e fritas (hoje não resisti, mas reduzi o chocolate, pra mim chocolatra assumida foi um grande avanço), não fiz lanches e de manhã comi um pão francês sem miolo com uma colherzinha de margarina. Vou jantar um chá com adoçante e bolachinha de água e sal (2 apenas).
COMO SUBSTITUIR O DOCE NA HORA DA GANA?
Essa pergunta, quem me fez, foi uma amiga muito especial. Na hora do desejo incontrolável pelo doce nós costumamos perder o controle e simplesmente nos deliciarmos com o doce mais próximo. Mas por quê acontece isso?
Primeiro devemos entender o que acontece no nosso organismo quando ele pede enlouquecidamente o doce. O doce é visto pelo nosso organismo como uma droga. Ele se liga nos nossos receptores de prazer assim como qualquer outra droga. Por isso quando tentamos diminuir o consumo da quantidade de doces torna-se tão difícil. Entramos em síndrome de abstinência. O corpo acaba pedindo aquela substância que causa aquela sensação tão maravilhosa.
Se o nosso objetivo é emagrecer ou controlar o consumo de doces precisamos primeiro reconhecer em que momento esse doce está sempre presente. Será que é no final da tarde? Ou depois das refeições? Ou quando está muito cansada? Etc… Se reconhecermos o que esse doce vem recompensar fica bem mais fácil ficar sem ele. Se esse doce é o prazer e a diversão do dia você tem que pensar o que você faz por você nesse dia? Será que o seu dia é apenas trabalho/estudo + casa + comida + cama ? Se essa for a sua rotina a comida e principalmente o doce passa ser a sua única forma de prazer. Então todos os dias você fica dependente de ter esse momento de relaxamento para liberar um pouquinho do estresse do dia a dia. Mas se nós mudarmos a nossa rotina não ficaremos tão dependente desse doce assim. Tente praticar uma atividade física, com ela libera hormônios de bem estar, assim como o do chocolate e fará você se sentir melhor e não depender tanto desse doce.
Agora se esse doce é a sua companhia, naquele momento que você está sozinha, ou vendo uma TV, ou pensando em decisões importantes aí esse doce passa a ser um sentimento. Muitas vezes esse doce significa algo que nem sabemos. Nesse caso é necessário o apoio de um psicólogo para conseguir distinguir o sentimento do alimento. Ou mesmo procurar aquilo que lhe falta. Marque de encontrar bons amigos depois do trabalho para relaxar um pouquinho. Isso irá ajuda-la também.
Quando temos um desejo de doces no fim da tarde, tem muitos estudos científicos que comprovam que esse doce tem relação com algum fungo/bactérias que temos no organismo, como a candidíase. Fungos e bactérias alimentam-se de açúcares e por isso nós buscamos esse doce. Quem tem candidíase de repetição (corrimento) é melhor buscar um tratamento com uma nutricionista funcional. Ela irá ajudá-la a limpar o seu organismo e eliminar de uma vez esses hospedeiros.
Mas independente disso tudo o doce é sim saboroso o que faz sermos dependente dele. Basta termos um auto-controle das quantidades que não fará mal a nossa saúde. Abaixo darei umas dicas do que podemos fazer na hora de “matarmos” a vontade de doces:
1- Escolha doces de frutas como banana cozida com canela, doces em calda feitos da própria fruta em casa, doce de abóbora, etc .
2-Quando fizer uma receita de doce substitua os ingredientes pela versão light. Isso ajudará no final da preparação ter uma quantidade menor de gordura e conseqüentemente de calorias;
3- Nas receitas de bolo substitua o óleo por suco de fruta. Por exemplo, o bolo de cenoura feito com suco de laranja no lugar do óleo. Também podemos optar pelo iogurte desnatado que deixará o bolo fofinho e saboroso;
4- Os chocolates prefira os ricos em cacau. Quanto mais cacau tiver melhor será. O cacau tem um efeito antioxidante no organismo (limpeza) e ainda ajuda a controlar a gorduras ruins como o LDL (colesterol ruim). Nós também temos opções de chocolates de soja que ajuda a ter uma gordura vegetal o que melhora a qualidade do alimento;
5- Sempre que as receitas utilizarem chocolate em pó coloque cacau em pó na metade da quantidade estipulada. O achocolatado tem adição de açúcares e gorduras, já o cacau em pó tem os benefícios do cacau, sem ter essas adições que levará ao ganho de peso;
6- Frutas secas como tâmara, damasco seco, figos seco, etc saciam a vontade de doces e colaboram com nosso objetivo;
A partir de hoje você pode mudar a qualidade do seu doce e depois de se acostumar comece a diminuir as quantidades. Tenho certeza que você conseguirá um excelente resultado!