terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Evitando as recaídas

 Este artigo estava no site Cyber Diet, tenho pensado se vale a pena me inscrever no programa e ver no que vai dar, mas ainda não sei. Alguém já usou?

Independente de qualquer coisa as dicas são legais.

Evitando as recaídas


Ao iniciar um programa de reeducação alimentar geralmente espera-se que a perda de peso se dê de maneira uniforme e não é raro ver pacientes desapontados quando o progresso não ocorre de acordo com o previsto
 
Momentos de recaída, em que parte do peso perdido é recuperado, são sentidos como fracasso e tendem a desencorajar o paciente a seguir em frente. Para que não se desista de atingir o objetivo do emagrecimento, deve-se buscar compreender os motivos pelos quais as recaídas ocorrem e, sempre que possível, elaborar estratégias para evitá-las.
Nos momentos em que o indivíduo consegue seguir o programa de reeducação alimentar, ele tende a experimentar uma sensação de auto-controle. Esta sensação irá persistir até que ele encontre uma situação de risco, que ameace sua capacidade de comandar o próprio comportamento.
 
Estudos apontam que entre as principais situações de alto-risco estão os estados afetivos positivos (momentos de alegria e excitação que ocorrem em situações sociais, como festas e reuniões informais) e estados afetivos negativos (momentos de tédio, tristeza e angústia). Quando confrontado com situações de risco, o indivíduo muitas vezes sente-se impotente e chega a pensar que não tem força de vontade para resistir às tentações e que está fadado a ser obeso por toda a vida.
“A peça chave é a realização de uma análise do próprio comportamento”
Ao invés de cultivar sentimentos de menos-valia é importante que a pessoa reconheça que os momentos de fraqueza nem sempre são conseqüência da falta de força de vontade, mas sim de falta de estratégias para enfrentar situações de alto-risco.
Para adotar uma estratégia que previna a recaída, deve-se analisar a relação entre um comportamento específico (ex: fazer bolo de chocolate para as visitas) e uma conseqüência indesejada (ex: devorar sozinho o bolo de chocolate). Esta análise permite que se perceba onde a falha se encontra e possibilita que se elabore uma estratégia de ação para lidar com ela (ex: na próxima vez, a pessoa pode vir a oferecer alimentos menos calóricos às visitas, para não comprometer seu plano alimentar).
Como se percebe, a peça chave é a realização de uma análise do próprio comportamento que pode ser feita individualmente, mas é certamente facilitada pelo trabalho de um psicólogo.
Culpar a si mesmo pela incapacidade de seguir o plano alimentar gera sentimentos negativos que nada contribuem para a manutenção dos hábitos desejados. Refletir sobre os motivos da recaída possibilita que se aprenda com os próprios erros e que se maximize as chances de acerto futuro.

Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043
Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar
com enfoque em obesidade.
               

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cartão de Enfrentamento contra alimentação não planejada

Passeando pelo blog da Nathália, encontrei está reportagem, isso foi salvo no meu PC e depois vou imprimir uma cópia para eu ler como um cartão de enfrentamento contra a alimentação não planejada.

Quem sabe lendo isso bastante, eu me controlo mais. Bjs

CARNAVAL... NOVO PESO - Tarefa do dia 17 cumprida!!!!


Minhas Divas, estes dias não postei porque além da net está uma porcaria, tb estava com pouco tempo. Trabalhando nas duas escolas descobri que não consigo postar todos os dias por isso se não houver problemas com speedy, certeza é nos fins de semana.


Este fim de semana comemoro um novo peso, mesmo com o calor e o inchaço, peso agora 127.2kg. parece pouco mas fiquei feliz e por isso vou me presentear com uma boa sessão de filmes sem pipoca calórica, mas com muita diversão.
Vou estabelecer minha pesagem aos sábados, apenas uma vez por semana.
Ainda não estou conseguindo fazer a dieta direito,sinto muita ansiedade, medo de não fazer tudo TUDO o que preciso e direito, me cobro muito. Preciso parar com isso, mas ainda assim tenho evitado doces e principalmente chocolate, frituras e mesmo no almoço, consegui fazer a tarefa do dia dezesseis:
  • escolher uma refeição planejada como almoço ou jantar 
  • escolher um alimento e colocar muito mais deste alimento do que planejado no prato,
  • empurrar a porção extra para um lado do prato e comer apenas o que está planejado;
  • se por um acaso se sentir atraído pela porção extra use uma das tecnicas de distração;
  • quando a comida planejada acabar, pare de comer e jogue fora o resto. Resista à tentação de guardar sobras
  • elogie-se por não comer a porção extra.
 Acredito que mesmo não seguindo a dieta ao pé da letra, o fato de eu conseguir não comer tudo o que foi posto e resistir a tentação da porção extra foi uma grande vitória , pq tb sou da geração que não se pode jogar comida fora tem que se comer tudoooooo.

Minha net já caiu umas três vezes, vou dar um tempo, se conseguir eu volto mais tarde pra visitar vcs e pstar a tarefa do dia dezoito do livro Pense Magro. Me perdoem, mas tá dificil.Bjsssss

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PENSE MAGRO - DIA DEZESSETE



 PENSE MAGRO - DIA DEZESSETE
ACABE COM OS EXCESSOS ALIMENTARES

HOJE É DIA DE COMEMORARRR... Ficar mais velha, amadurecida é um momento para se pensar no dia a dia,pois é hoje faço aninhos a mais,rsrsrrs.
A tarefa de hoje do livro é :
  • escolher uma refeição planejada como almoço ou jantar 
  • escolher um alimento e colocar muito mais deste alimento do que planejado no prato,
  • empurrar a porção extra para um lado do prato e comer apenas o que está planejado;
  • se por um acaso se sentir atraído pela porção extra use uma das tecnicas de distração;
  • quando a comida planejada acabar, pare de comer e jogue fora o resto. Resista à tentação de guardar sobras
  • elogie-se por não comer a porção extra.
Ontem fiz isso, não deu pra segurar e comi a porção extra tb, além do mais com este calor fico mole demais pra tentar fazer qualquer atividade física, mais para o final da semana vou tentar de novo esta tarefa.
A autora justifica-se dizendo que precisamos ter controle sobre o volume de comida que colocamos no prato.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PENSE MAGRO - DIA QUINZE e DEZESSEIS


PENSE MAGRO - DIA QUINZE E DEZESSEIS - MONITORE A ALIMENTAÇÃO E EVITE ALIMENTAÇÃO NÃO PLANEJADA

Estou atrasada nas postagens, morar em São Paulo, num bairro afastado do centro e que é o extremo sul da capital, as vezes me deixa indignada. Tecnologia de ponta muitas vezes está acessível numa cidade pequenina, mas aqui por hora não. Foi dias de net inconstante, fiquei com sinal indo e vindo do speedy desde quarta feira, hoje fiz plantão do lado do PC, mas affe, só agora as 22:00hs o sinal estabilizou, as cças usaram e aqui estou eu.
Perdão . Sei que vcs não tem nada a ver com isso, mas ficar sem sinal me deixa pau da vida.

Dia Quinze
Monitore sua alimentação:
  • Monte um programa (cardápio) e siga-o;
  • Elogie-se cada vez que cumprir seu programa;
  • Anote o que vc consumiu da sua programação para vc fazer uma analise depois .
  • Meu planejamento alimentar - tabela ( imprimi esta tabela para fazer o planejamento).
  • Iniciar um diário sobre as experiências alimentares para fortalecer meus hábitos bons e aprender sobre meus erros. (Para esta atividade montei uma pasta catálago com a dieta, folhas de planejamento alimentar, tecnicas de distração, monitoramento da fome, cartão de horário e meus cartões de enfrentamentos e folhas para escrever minhas reflexões - assim tenho tudo a mão, vou carrega-la  no carro junto com meus materiais de escola e a bolsa).
  • Responder no diário: O QUE EU FIZ HOJE PARA EVITAR ALIMENTOS NÃO PLANEJADOS?  CASO EU TENHA ME DESVIADO DA DIETA, O QUE ACONTECEU? O QUE EU POSSO APRENDER COM ISSO?
  •  
    Dia Dezesseis



    A tarefa de hoje  talvez seja a mais difícil pra mim, resisitir , desistir de alimentos que não fazem parte da dieta.
    Lutar e reprogramar o meu cerebro para vencer esta situação sem perder minha autoestima.
    Como diz Dra Beck :
    • EU NÃO POSSO TER TUDO !!!!!!  Eu posso afroxar minha alimentação ou ser MAGRA. NÃO POSSO TER TUDO.
    • NÃO TENHO  ESCOLHA  para alimentos casuais , por isso NÃO TENHO ESCOLHA.
    • Responder no diário: O QUE EU FIZ HOJE PARA EVITAR ALIMENTOS NÃO PLANEJADOS?  CASO EU TENHA ME DESVIADO DA DIETA, O QUE ACONTECEU? O QUE EU POSSO APRENDER COM ISSO?
    Resumidamente as tarefas são estas, nestes dias eu consegui me manter no meu planejamento bem até as 16:00 hs  mais ou menos todos os dias, ai affiiii, bate uma sensação alucinante , acredito que esta seja mesmo a palavra, pq parece que estou viciada, e no café da escola até segurei a  onda, mas quando cheguei em casa pequei na janta, a quantidade, a rapidez de mastigar (isso e dificil de fazer) me  fazem andar para trás. Porém todas as vezes me sentei, tentei deixar os talheres descansar, mas .... sempre ultrapasso as minha cota de notas. Vou mimi pq amanhã é dia de branco.

    quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

    PENSE MAGRO - FIM DA SEGUNDA SEMANA


    ONTEM. HOJE . Seriam dias de postar os dias 15 e16, mas estou toda enrolada, inicío das aulas numa das escolas, ansiedade, medo de perder a hora, sono fora de hora, insônia, etc. Mas não vou desistir.
    Estou toda atrapalhada, mas vou continuar. Não consegui iniciar a dieta, mas evitei alimentos sabotadores. Hoje no café da reunião na escola, fiquei na saladinha de frutas, 1 copino de suco (200ml) e 1 bis. Não deu pra almoçar mas consumi 2 iorgute light, 2 pães sírios pequenos, 1 isotônico diet. Agora na janta como ganhei uma carne de sol lá de Fortaleza e eu adooooooooorooooooo, vixi foi carne de sol com arroz e cebola . Me acabei.
    O dia não foi perfeito mas eu venci alguns obstáculos, em outras eras seria um come-come de tudo que estivesse na mesa do café.
    Amanhã será melhor e seu eu chegar cedo e menos exausta (os primeiros dias acabam comigo, são de adaptação, até pegar o ritmo...) eu posto o dia 15 e meu planejamento de alimentação. Pronto no papel está, mas falta tempo pra comprar tudo e por em prática.to tentando, pelo menons não subi o ponteiro da balança.

    terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

    SELINHOOOOOO !!!!!! ADORO !!!!!


    Selinho ganhei da Carine. Não pude entrar na net estes dias( problemas na fiação da casa), a promoção acabou domingo, mas vale o selinho;
    Este selinho é uma promoção do blog "Um pouco de mim" da nossa amiga Elaine, para participar você deve postar o selo em seu blog, e completar a frase: "Em 2010 eu quero..." e indicar 3 pessoas.
    Ofereço para : Vania,Andrea,Lualis.
    A frase:
    EM 2010 EU QUERO PAZ, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA....
    Quando o problema da energia elétrica resolver eu volto e posto.

    Meus selinhos