sábado, 2 de maio de 2009

A dieta definitiva de Beck


O SONHO DE TODO MUNDO
Você nem precisa ser uma gordinha à la Botero para pensar em ter as formas de uma mulher de Modigliani...
Você está pensando em internar-se num spa de emagrecimento?
Então tenha duas certezas: sim, você eliminará alguns quilos de sua silhueta. E, sim, você engordará tudo (ou quase) de novo depois de voltar à rotina diária. Spas são ilhas da fantasia: zero de stress, refeições em porções controladíssimas, prescritas por nutricionistas, e uma intensa programação de atividade física.
Entre a lembrança de um bombom e a saudade do pudim da mamãe, há a opção da massagem relaxante, do ofurô ou da conversa catártica com o gordinho ao lado, que, assim como você, sua frio ao pensar numa torta de morango.
No mundo real, tudo conspira a favor do excesso de comida e do sedentarismo. É o fast-food na hora do almoço, o biscoitinho na mesa do colega de trabalho, a geladeira pronta para ser assaltada, o sofá aconchegante com a televisãozona na frente.
Como resistir? Você já tentou... pensar? Não, não se ofenda. É claro que você pensa, e às vezes até em aspectos filosóficos da vida. Mas será que você pensa certo no que se refere às suas formas? Ou melhor, será que você não está "pensando gordo" em vez de "pensar magro"?
Pensar magro (vamos abolir as aspas como um excesso adiposo) significa, basicamente, reprogramar seu cérebro para que ele passe a dominar a fome ou a simples gulodice até o ponto em que você possa ignorar um prato de coxinhas da mesma maneira que despreza aquele ex-amigo fofoqueiro. Reprogramar o cérebro não implica tomar choques elétricos ou aderir ao zen-budismo. Requer enfrentar frituras, salgadinhos, doces e refrigerantes sem subterfúgios – e, espera-se, com alguma altivez. Nada de tentar cancelar-lhes a existência, porque, afinal de contas, o mundo não é um spa. A resistência mental definitiva é o que prega a terapia cognitivo-comportamental (TCC), hoje considerada o tratamento de primeira linha contra o excesso de peso. "Quanto mais resistirmos aos desejos de comida, menos freqüentes eles se tornarão", disse a VEJA a psicóloga americana Judith Beck, autora do livro Pense Magro – A Dieta Definitiva de Beck, recém-lançado no Brasil pela editora Artmed.

O objetivo da TCC é, por meio da combinação de confronto e resistência, "desligar" os comandos cerebrais que acionam os pensamentos distorcidos – no caso, aqueles que levam as pessoas a empanturrar-se. De fato, na maioria das vezes, as pessoas que pensam gordo o fazem por causa de uma associação meramente subjetiva entre comida e determinados sentimentos. Há as que comem porque estão felizes e as que comem porque estão infelizes (ou ambos). Existem as que se empanzinam porque estão numa festa e vêem os outros comendo e as que se empacham porque estão completamente sozinhas (ou ambos)... Desconectar apetite e situação, eis a chave da terapia cognitivo-comportamental.
O programa proposto por Judith Beck estabelece seis semanas – mais precisamente 42 dias – de exercícios práticos para desprogramar o cérebro da vontade injustificável de comer.
Você confunde fome com gula? Um dos exercícios ajuda o pensador gordo a diferenciar uma da outra. Você mal acaba o almoço e já imagina como será o jantar? Judith ensina a fazer como os magros – que só pensam em comida no horário da refeição.
Judith é filha do psiquiatra Aaron Beck, fundador, nos anos 60, da terapia cognitivo-comportamental. Na visão dos adeptos desse método, grande parte dos distúrbios psíquicos, como a depressão, a ansiedade e as fobias, deve-se a interpretações errôneas do mundo concreto. Assim, o substrato da TCC é a exposição da pessoa à realidade que a afeta, de modo a levá-la a reagir proporcionalmente a ela.
Por ser um programa de treinamento psicológico, o livro Pense Magro é um manual sobre dieta sem nenhuma receita alimentar. Sua autora não recomenda nem condena nenhum alimento. Ela preconiza que, com uma programação mental adequada, qualquer dieta razoável dá certo – permanentemente. A psicóloga começou a utilizar o método para o controle de peso há vinte anos, em pacientes psiquiátricos que engordavam por causa dos efeitos colaterais de medicamentos. Embora a ansiedade integre a personalidade de quase todos os gulosos, a terapia cognitivo-comportamental, ao contrário da psicanálise, não sai em busca dos motivos que levam uma pessoa a afogar as mágoas numa travessa de espaguete. Simplesmente ensina como anular os pensamentos engordativos.
"Eu era do tipo que sempre fazia uma pausa para beliscar. Tudo era motivo para parar o que eu estava fazendo e ir atrás de um lanchinho", conta a carioca Ialda Costa de Farias. Há cerca de quatro anos, ela mudou a sua relação com a comida.
Por meio da TCC, conseguiu regular suas escolhas, antes marcadas pela compulsão. Agora, sua palavra de ordem é planejamento. Ela sabe exatamente o que e quanto vai comer ao longo do dia e, obedecendo aos ditames da terapia, anota minuciosamente todas as suas refeições, inclusive as escapadelas. Perdeu 31 quilos desde então e não os incorporou mais. "Só de saber que terá de anotar os erros e os excessos alimentares cometidos, a pessoa já pensa duas vezes antes de comer exageradamente", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, vice-presidente da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade.
Driblar a compulsão por comida é tarefa das mais difíceis. Para se ter uma idéia do seu grau de complexidade, a linha mais recente de pesquisas sobre os mecanismos da obesidade a compara ao vício, por envolver o sistema cerebral de recompensa. "Em obesos, o metabolismo cerebral é muito semelhante ao dos viciados em drogas", diz Ivan de Araújo, neurofisiologista e pesquisador da Escola de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos. No cérebro dos gordos, por uma deficiência na atividade do neurotransmissor dopamina, o grau de recompensa gerado pela ingestão de alimentos é menor que no dos magros. Para se sentirem satisfeitos, portanto, eles precisam comer mais. É provável que novos estudos mostrem que o recondicionamento para pensar magro transforma a química cerebral.
Não há nada de mágico nisso – errou quem fez associações entre o livro de Judith e O Segredo, da australiana Rhonda Byrne, a auto-ajuda que requenta a lengalenga de que o "pensamento positivo" opera milagres. Pensar magro demanda empenho e disciplina. Envolve cultivar melhor as emoções e adquirir novos comportamentos. A perda de peso não é da noite para o dia. Em situações mais difíceis, para prevenir as recaídas, seguir o manual não é suficiente. Torna-se necessário recorrer a um especialista. "Na luta contra o excesso de peso, não existe bala de prata", diz Mônica Duchesne, terapeuta cognitivo-comportamental e coordenadora do grupo de obesidade e transtornos alimentares da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Existe trabalho. Vá à luta.
VEJA também na reportagem do dia 15/08/2008 da Veja:

18 comentários:

LUCIANA MINAS disse...

OI AMIGA,TD BEM?ESPERO Q SIM,OTIMO ESTE TEXTO.EU ERA ASSIM,ALMOÇAVA,PENSANDO NO Q IA TER PRO LANCHE,NO LANCHE JÁ PENSAVA O Q IA TER PRO OUTRO LANCHE.O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO NÃO EH FÁCIL,MAIS TEM UMA COISA:SÓ DEPENDE DE NÓS,E DE MAIS NINGUÉM POR ISSO ACHO Q NAUM AH CIRURGIA E NEM SPA Q RESOLVA,E UMA DECISÃO SUA!TENHO CERTEZA Q ESTAMOS NO CAMINHO CERTO,POR MAIS Q SEJA LENTO,UM DIA SEREMOS VITORIOSAS,TENHO CERTEZA!!!BOM DOMINGO,SEM JACAS!!!!

Anônimo disse...

amiga, fiquei interessada!! vou procurar este livro!! bj

Sibele disse...

Oi,Déia!Passando pra conhecer seu blog, já li o Pense Magro e achei ótio, foi ele que fez mudar meus hábitos alimentares e começar a pensar magro.
Um ótimo domingo!
Bjos

Lei disse...

sabe o que mais dói?
Ver a realidade de um obeso ser comparado a um viciado em drogas.
Mas é exatamente isso.

excelente texto amiga!!
beijos

...Gabi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
...Gabi disse...

Oi Deia,

Tudo bem por aqui?

Nossa, a vida nao e mesmo um SPA, mas sabe, bem que eu estava precisando de um, pra relaxar...

Pensar magro e o grande desafio, ainda mais quando os hormonios ficam loucos, desiquilibrados e bate aquela vontade de comer doce... enfim, nao e facil mesmo. MAs caso a gente fisicamente esteja bem, so nos resta reeducar a mente.

Motivacao e necessario, por isso estamos por aqui. Ter objetivos, buscar o cumprimentos deles ser persistentes. O prazer da vitoria e indescritivel.

Um beijao pra ti. Sucesso!

3 de Maio de 2009 18:16

Ana disse...

oie!! vim conhecer seu blog, adorei!!!
Tb desejo muito emagrecer, e se Deus quiser conseguiremos!!!
Depois passa la no meu blog tb!!!
Bjsss

♥ Mila Wander ♥ disse...

Boa semana pra vc!!!!

um beijao!!

adorei o post, tem coisas q concordo e outras não! mas enfim!

Mi em forma disse...

Oie.. primeira vez que venho aqui.
Amei seu cantinho!
Amo esse livro e todas as dicas, acho que são super favoraveis a nos que precisamos emagrecer.
Vou estar sempre aqui te acompanhando.

beijoss
tenha uma otima semana

Jaque Slim disse...

Fiquei super afim do livro! Este fim de semana mesmo eu estava falando com uma colega sobre a diferença do pensar do magrro e do gordo!

Beijinhos!

@ Patty @ disse...

Oi Déia,
Vim visitar seu blog e adorei viu? Estamos juntas nessa caminhada, conta comigo! Adorei o post sobre o livro, vou ver se meu marido baixa na net pra mim aí se conseguir, passo o arquivo pra vc, ok?
Passa no meu bloguinho depois, vou te linkar ok ?
bjinhos

Flavinha disse...

oi amiga adorei o post e me indetifiquei me muitos pontos com beliscar por exemplo

Blog Dri Viaro disse...

oi Deia, parece realmente muito bom hein, e logo no começo qdo li, realmente é verdade spa é lugar de sonho, qdo se retorna a vida real é bem diferente ne
bjsss

Anônimo disse...

nem td é como a gente quer né? haja estratégias.

Renata Alzuguir disse...

amiga, eu tenho esse livro, é muito bom!

beijos

Patrícia Fujii Bonoto disse...

TEM SELINHO PRA VC NO MEU BLOG =)

Pri - de Lacinho disse...

Oi Deia,
parece ser bem legal esse livro!
Ótima dica de leitura, eheh
Uma semana maravilhosa pra vc amiga,
bjosss

Anônimo disse...

Oi gente!Eu pesquisava e pesquisava farto de pesquisar meios de ganhar dinheiro online ate que axei uma pagina para ganhar algum sem por dinheiro para jogar casino,adoreimuito!
ponho aqui a url para a comunidade http://www.espanol.pokersemdeposito.com/ !
abraço

Meus selinhos